segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agosto - Mês Vocacional

No Brasil, a Igreja Católica instituiu o mês de agosto como sendo o mês vocacional.
Todos os anos, neste mês os fiéis são convocados para intensificar e promover orações e ações que favoreçam as vocações de um modo geral e cada uma em particular
A Igreja considera como sendo vocação, o chamado feito por Deus a cada indivíduo para a santificação.
Este chamado pode ser realizado em situações diversas e por isso são vários os estados em que a vocação pode desenvolver-se e alcançar o objetivo final dela: a santificação.
Neste sentido, a vocação para os ministérios ordenados deve ocupar a atenção dos fiéis durante todo o mês. A promoção deles é fundamental uma vez que os ministérios ordenados são indispensáveis para a Igreja.
Mas, os ministérios ordenados não são os únicos onde as vocações podem desenvolver-se, não são os únicos onde os fiéis podem levar avante a santificação para a qual cada homem foi criado. Neste mês, portanto, são também homenageadas, prestigiadas outras vocações igualmente importantes para a vida eclesial.
Dividindo o mês em semanas, em cada uma delas se destaca e enfoca um ramo dos diferentes "chamados de Deus".
Na primeira semana enfoca-se de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, situadas no âmbito do sacramento da ordem. Duas festas litúrgicas incentivam este enfoque: no dia quatro de agosto é a festa do presbítero São João Maria Vianney, patrono e modelo de sacerdote e párocos, e no dia dez comemora-se São Lourenço que foi diácono e santificou-se no serviço do altar e aos irmãos.

A segunda semana do mês de agosto é dedicada à vocação (chamado ) de Deus para a santificação dentro do sacramento do matrimônio. É nesta segunda semana são os pais que recebem uma atenção especial com a comemoração de seu dia.
A segunda semana é quando também inicia-se a Semana da Família. Nela a Igreja recorda e propõe orações para este outro modo de santificação dentro do seio da família. A Igreja lembra também a responsabilidade do chamado de Deus para a geração da vida, chamado para continuar com a obra criadora de Deus.
Nessa segunda semana a Igreja procura incrementar a ideia verdadeira de que ser pai e ser mãe, constituir família, é assumir um estado de vida dentro da Igreja, perfeitamente compatível com a santidade. E para tal deve ser a vida encaminhada.
Na terceira semana, a Igreja é motivada pela festa da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus.
Celebra-se, então, neste terceiro domingo a vocação religiosa. É proposta uma reflexão e uma meditação sobre as vocações religiosas e missionárias. A Igreja considera que esta seja uma ocasião propícia para recordar os também os vários chamados de Deus configurados em vocações também especiais: vida religiosa contemplativa vivida nos mosteiros, vida religiosa ativa desenvolvida nas várias frentes de pastorais e evangelizações.
 
A última semana do mês vocacional é dedicada especialmente para a vocação dos leigos. É neste período que são particularmente recomendadas reflexões sobre a vocação dos catequistas, verdadeiros pedagogos da fé. Neste período destinado às vocações laicais, a igreja não se esquece dos vários chamamentos que Deus faz, não se esquece das vocações para o serviço em outros ministérios eclesiais onde o papel realizado pelo leigo no mundo é fundamental. O leigo, vivendo no meio do mundo, pode chegar a em ambientes onde outros não vão. E é nesse ambiente que o leigo deve viver seu chamado, é onde ele deve santificar-se e propiciar a santificação de outros atendendo assim a vocação que Deus lhe fez.

No ano em que o mês de agosto tiver cinco domingos, no quarto domingo são recordados todos os ministérios leigos e no quinto o dia do catequista.

História

O mês dedicado às vocações surgiu logo depois do Concílio Vaticano II. O objetivo sempre foi de despertar a consciência das comunidades para a corresponsabilidade de todos diante da Vocação de todo batizado.
Foi em 1970 que surgiu a primeira experiência da realização do mês vocacional no Brasil. A experiência deu certo e a ideia foi cultivada em algumas dioceses. Em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como sendo mês vocacional para todo o Brasil.
Em 1981, há mais de trinta anos, durante a 19ª Assembléia Geral da CNBB, os Bispos aprovaram o documento "Vida e Ministério do Presbítero". Dai surgiu o documento"Pastoral Vocacional" (doc. 20 da CNBB). que estabeleceu o mês vocacional a nível nacional:
"O mês de agosto seja assumido, em todo o território nacional como mês vocacional, e a linha um dos Organismos Nacionais de Pastoral da CNBB, através do setor vocações e Seminários, coloque em comum as diversas iniciativas dos Regionais e Dioceses". (Doc. 20, n° 259). (JSG)

São Paulo - SP (Quarta-feira, 31-07-2013, Gaudium Press)

 

 

 

 
 

Nenhum comentário: