quinta-feira, 11 de junho de 2015

Feriado de Corpus Christi em Nova Friburgo


Os dias do feriado prolongado por ocasião do Corpus Christi foram bem aproveitados pelas alunas do Projeto Futuro e Vida no Setor-feminino dos Arautos do Evangelho. Um ciclo de exposições ilustradas sobre as três Virtudes Teologais – fé, esperança e caridade- bem como sobre o Santíssimo Sacramento e sobre a virtude da Confiança, despertaram entusiasmo, participação e interesse em todas as assistentes.
As atividades tiveram início com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na própria residência dos Arautos, e em seguida as jovens partiram para apreciar os tapetes de Corpus Christi, verdadeiras obras de arte, confeccionados pelas paróquias, movimentos e colégios da cidade, para a procissão  na Avenida Alberto Braune-centro.


Ao retornar à residência dos Arautos, a palestra sobre a Eucaristia expôs a grandeza desse Sacramento, e os milagres eucarísticos relatados foram causa de muita curiosidade para as alunas.
A reunião sobre a virtude da fé foi ilustrada com um sketch sobre duas irmãs cegas: uma, pragmática, não acreditava em nada que lhe narravam porque nada via, e outra, que tinha verdadeira sede de saber mais sobre o que seus olhos não podiam ver. Ao final, esta última recebe o milagre da cura e vê de fato tudo o que antes só ouvia dizer. Assim somos nós nesta peregrinação terrestre: a fé em Deus e no auxílio da graça transformar-se-á em visão na eternidade.





A palestra sobre a Esperança procurou mostrar a beleza de esperar no auxílio de Deus a todo o momento, e a alegria e paz de alma sente aquele pratica esta bela virtude.
Já na exposição sobre a virtude da Caridade, encenou-se a história de uma religiosa que, dentro do convento, propôs-se a ajudar em tudo as demais Irmãs mostrando-se muito habilidosa na costura, remendos e confecções dos hábitos. Na hora da morte, pede que lhe deem sua “chave-do-céu”. Qual não foi a surpresa das Irmãs que, após trazerem a cruz, o terço, um livro, a regra da ordem, veem que a verdadeira “chave-do-céu” da moribunda tratava-se da agulha de costura que, usada diariamente com sincera caridade, havia lhe conquistado as graças para alcançar o Céu.
      A última reunião foi sobre a virtude da Confiança, que se define como “a  Esperança fortalecida pela Fé”. Nesta apresentou-se em forma de teatro a história de Josebá (figurando a conhecida passagem de Jó), que por permissão de Deus perde todos os bens que possuía e até a própria saúde, mas não perde a confiança em Deus. Depois, como prêmio, recupera tudo o que perdeu, de forma multiplicada.



Orações em conjunto, treinos de música, convívio alegre nas refeições, Missas diárias e a animada sessão de perguntas e respostas fizeram desses dias, momentos preciosos e inesquecíveis.


  


















Nenhum comentário: