domingo, 29 de setembro de 2013

Doces no dia de São Cosme e São Damião?

A origem do Culto de São Cosme e São Damião localiza-se em Ciro, cidade da Síria do Norte. Teodoreto, que foi bispo daquela cidade, no século V, fala de São Cosme e da basílica dos dois santos irmãos.
São Gregório de Tours assim se refere aos dois (In gloria mart., XCVIII): "Dois gêmeos, Cosme e Damião, médicos, tornaram-se cristãos, e pelo mérito das virtudes e intervenção das orações, expulsavam as enfermidades dos doentes. Depois de diversos suplícios, reuniram-se no céu e fazem milagres pelos compatriotas. Se um doente for à tumba dos dois santos e ali orar com fé, imediatamente obterá remédio para os males que o afligem. Diz-se que eles apareciam em sonho aos enfermos e que lhes indicavam o que fazer. Uma vez despertos e executadas as ordens, curavam-se prontamente".
 
O resumo do martirológio diz:
 
"Em Egéia, a morte dos santos mártires Cosme e Damião, irmãos: durante a perseguição de Diocleciano, depois de terem sido carregado de ferros e encarcerados numa estreita prisão, foram atirados ao mar, depois ao fogo, em seguida pregados na cruz, lapidados e trespassados de flechas. Tendo a tudo suplantado, foram, afinal, decapitados. Contam que com os dois também sofreram e morreram seus dois irmãos Ântimo, Leôncio e Euprébio".
 
Sendo São Cosme e Damião modelos de generosidade, adotou-se o costume de distribuir às crianças doces no dia da festa destes santos.
 
Neste último sábado, nas atividades do Projeto Futuro e Vida, pouco antes da hora do lanche uma surpresa apareceu:

Duas jovens camponesas conversavam sobre os doces de São Cosme e São Damião. Uma senhora chega com uma cesta repleta de guloseimas, contando às pequenas os milagres que ambos realizaram em vida. E, para alegria de todas, presenteou às alunas do Projeto com aqueles deliciosas iguarias!
 


 
 
 

Nenhum comentário: