segunda-feira, 21 de março de 2016

Missa no Domingo de Ramos


“Eis que o teu Rei aí vem a ti cheio de mansidão, montado sobre uma jumenta e um jumentinho, filho do que está sob o jugo” (Mat. 21, 5).
 

Nesse Domingo de Ramos - dia que marca o início da Semana Santa- na Capela da residência feminina dos Arautos do Evangelho realizou-se também a Santa Missa com a procissão dos Ramos, celebrada pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto, EP.


 
Rica em simbolismos, a liturgia nos coloca na perspectiva da Paixão do Senhor. Revemos aquele momento de triunfo em que Nosso Senhor Jesus Cristo foi aclamado e louvado em Jerusalém, e que muda-se tão logo em traição, ódio e desprezo ao Salvador.
 
Sejamos nós do número daqueles que sabem lhe aclamar sem reservas, sem medo da opinião dos que não O reconhecem como Senhor, e que jamais troquemos o entusiasmo que temos a Ele, por qualquer coisa passageira.  Que saibamos ser inteiramente fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo e à Sua Palavra por toda a vida, e gratos ao seu amor por nós!



 
        “Imaginemos ver Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. O povo em júbilo Lhe vai ao encontro, estende seus mantos na estrada e juncam-na de ramos de árvores. Ah, quem teria dito então que o Senhor, acolhido agora com tão grande honra, dentro em poucos dias teria de passar ali como réu, condenado à morte? Mas é assim: O mundo muda num instante o ‘Hosana’ em ‘Crucifige’. E não obstante isso somos tão insensatos, que por um aplauso, por um nada, nos expomos ao perigo de perdermos para sempre Deus, o Paraíso e a alma.”

 (Fonte: Pe. Thiago Maria Cristini, C. SS. R., “Meditações para todos os dias do ano tiradas das obras de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja”, Herder e Cia., tomo I, págs. 392 - 395, Friburgo em Brisgau, Alemanha, 1921.)

Nenhum comentário: