quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Colégio Arautos do Evangelho visita exposição sobre a Guarda Suíça


A cidade de Nova Friburgo teve honra de receber uma valiosa exposição sobre a Guarda Suíça, organizada pelas autoridades suíças aqui representadas pelo Cônsul Geral da suíça no Rio de Janeiro, Sr. Giancarlo Fenini, em harmonia com a Diocese de Nova Friburgo. A exposição deu-se no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na última semana do mês de agosto.
Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Arautos do Evangelho-Nova Friburgo tiveram a grata satisfação de visitar a mostra, conhecendo curiosidades e admirando a valentia desse povo que há séculos tem a incumbência de defender o Santo Padre, e cujo sangue faz parte da história de Nova Friburgo e corre nas veias dos genuínos friburguenses.
Sobre a Guarda-Suíça
A Guarda Suíça Pontifícia é a unidade armada mais antiga do mundo. É formada por um grupo de soldados suíços que protege permanentemente o Papa no Vaticano e em viagens, desde 1506. Além disso, a Guarda é sentinela da entrada da Cidade do Vaticano e, quando necessário, faz a segurança do conclave.
Mesmo com a proteção permanente da Guarda Suíça, o Papa consegue agir com plena independência e liberdade, tanto em Roma como no exterior. Não há nenhum outro chefe de estado que esteja em contato tão direto com o povo. Isso é o que torna única a experiência de ser guarda-costas da Guarda-Suíça.
Os primeiros guardas suíços chegaram atendendo ao pedido de proteção do Papa Júlio II, em 1506. Os guardas saíram do cantão de Uri, atravessando a Suíça pela Via Francigena. A Via Francigena, estabelecida há mais de 2000 anos, é uma das rotas de peregrinação mais conhecidas na Europa, nascendo na Inglaterra e passando pela França, Suíça e Itália. A Via Francigena corta várias paisagens espetaculares na Suíça – montanhas, vales, lagos e vinhedos. Cerca de 750 km separam a Suíça e Roma.
Não é por acaso que o Papa Júlio II escolheu os soldados suíços para a sua proteção. Além de serem conhecidos pela força, bravura sentimentos nobres e fidelidade, na época, eram considerados invencíveis e os melhores do mundo. Sem cavalaria e com uma artilharia com poucas opções, inventaram uma tática de movimentação superior àquelas do período.
O serviço da Guarda Suíça é diferente de todos os outros existentes, devido a mescla de tradição e modernidade. A missão é a mesma de 500 anos atrás: proteger o Papa e sua residência. Mas os métodos e estratégias de proteção mudaram com o tempo.
Uniforme
O uniforme militar mais famoso do mundo foi definido e desenhado por um Comandante da Guarda Suíça nos primórdios do século XX. As cores se referem aos brasões do Papa Júlio II e da Família Médici. O uniforme é feito sob medida e só é usado por um único sentinela.


Nenhum comentário: