"Salve, ego nominor Aemilia. Mater Familias Romana sum!"
(Saudações, meu nome é Emília. Sou matriarca de uma família romana!)A Língua latina era a língua falada pelos latini, habitantes do Latium, região da Itália, cuja capital era Roma. Após a expansão do poderio romano, chegou a ser a língua do maior império conhecido na antiguidade: o Imperium Romanum.
Anos se passaram, caiu o Império Romano pelas invasões bárbaras, e poderia se pensar que seria o fim do idioma latino. Entretanto, com a queda deste império caiu o poderio romano, mas não uma sociedade que crescia sob os pés dos governadores: a Igreja Católica.
Os novos dominadores da Europa, os bárbaros, por impulso da graça divina, se deixaram mergulhar nas águas vivificantes do batismo e permitiram que a Santa Igreja, outrora perseguida, fosse a partir de então, a glória e o estandarte da Europa. E aquele idioma antes falado nas catacumbas passou a ser ensinado de Norte a Sul na Europa como a língua oficial da Igreja.
Os tempos mudaram, e o latim passou a ser encontrado apenas nos papéis e documentos. Por fim, ter-se-ia tornado o latim uma língua morta? Não. Ainda se fala latim! E não muito longe. Em Nova Friburgo!
Aula de latim nas atividades do Projeto Futuro e Vida |
Nesta segunda-feira, 16 de setembro, as alunas do projeto Futuro e Vida encenaram para suas famílias e amigos durante um saboroso rodízio de pizza, sua primeira representação teatral em latim, retratando cenas da vida cotidiana de uma família romana.
Aemilia e Iulia, sua filha, e Delia e Syra, servas da família. A bela pronuncia das alunas e os aplausos do publico prometem novas peças.
Orate pro iis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário