sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Momento mariano no Retiro de Carnaval


No dia 14 deste mês, algumas Irmãs integrantes do setor feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo estiveram no retiro de carnaval promovido pela comunidade Corban, realizado no Sítio Vale do Thainá, em Banquete-RJ, para realizar um momento mariano com os retirantes.  
As Irmãs primeiramente fizeram uma palestra sobre a devoção a Nossa Senhora, seguida da coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Finalizando o momento, convidaram todos a rezarem um terço, enquanto três rosas foram passando de mão em mão entre os presentes, indicando que aquele que a segurava deveria puxar a Ave-Maria. Aquele que ficasse com a rosa na última Ave-Maria, poderia levá-la para si. No final da recitação do Santo Rosário, uma das pessoas que recebeu a rosa veio dar seu testemunho: “Nunca deixem de fazer o “terço das rosas”, pois eu saí de casa sem o terço, decidido a não rezá-lo mais, mas pedindo um sinal sensível a Nossa Senhora para ver se realmente era isso que deveria fazer... E, por incrível que pareça, no meio de uma multidão, a rosa parou em minhas mãos. É mais que patente que este foi um sinal para que eu não nunca deixe de rezar o Rosário”.

A alegria que emana dos devotos de Maria Santíssima se fez sentir naquele salão. Todos saíram comprometidos de rezarem uns pelos outros para que cresçam na devoção a Jesus por intermédio de Nossa Senhora. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Programação extra nas férias em Nova Friburgo

No mês de fevereiro, durante a programação de férias do Projeto Futuro e Vida, foi realizada uma palestra sobre “a luta contra as tentações” com encenações teatrais que contavam os sonhos de São João Bosco.
Foi também realizado um passeio ao Parque Amâncio de Azevedo, no Cascatinha, onde as alunas puderam se deleitar com uma recreação saudável em meio ao verde da natureza.

Também não faltou lugar para os pais em meio à programação de férias do Projeto! Entre os cursos que já realizam com os Arautos, iniciaram mais um: aprender a fazer terços! Não houve quem não se animasse a pegar alicate, contas e arame para montar esse instrumento de piedade que, quando bem usado, tanto nos une a Nossa Senhora.
 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Missão Mariana na Paróquia de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado

Sábado, dia 10 de outubro
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele”.
Estimulados por esta afirmação do Divino Salvador, o Projeto Futuro & Vida procurou, no sábado deste fim de semana, mostrar às jovens participantes quão necessária é a participação dos fieis na Mesa Eucarística.  Palestras sobre a importância da Eucaristia, os frutos deste sacramento e as condições para recebê-lo ilustradas com surpreendentes peças teatrais preencheram este sábado 10 de outubro.
Como preparamo-nos para esta visita tão solene à nossa alma?
Uma encenação teatral proporcionou um exame de consciência sobre o assunto: Recebê-lo sem preocupar-se, deixando a “casa” suja e em desordem, e desconsiderando a honra recebida, como o fez Cunegunda; limpando-a o suficiente para disfarçar a poeira posta sob o tapete como Brígida; ou fazendo-o eximiamente, dispondo um trono para a visitante sentar-se e colocando roupas limpas como fez Hermengarda. Na peça “A visita da Condessa”, tais personagens representaram respectivamente a alma em pecado mortal – que ofende profundamente a Deus –, em pecado venial – que não corrige os pequenos defeitos – e em graça – que faz uma digna confissão das faltas em preparação à Comunhão.

No fim, um entusiasmado jogo de “perguntas e respostas” valendo diversos prêmios animou o término das atividades de um sábado abençoado.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Núncio Apostólico do Brasil em Nova Friburgo

Dentro do ciclo das atividades de D. Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico do Brasil, em visita à Diocese de Nova Friburgo, estava uma palestra para os religiosos. A mesma realizou-se no dia 25 de janeiro, na residência do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho, localizada no bairro Cascatinha em Nova Friburgo.

Durante a reunião, Dom Giovanni animou a todos mostrando como os religiosos são um verdadeiro “exército” na Igreja, e sua atuação e orações tem um papel importantíssimo no apostolado. A reunião foi aberta a perguntas e intervenções, onde religiosos de várias congregações puderam expor dúvidas, agradecer e receber valiosos conselhos do Núncio Apostólico.  Após a palestra, cada uma das ordens religiosas presentes pode tirar uma foto com Dom Giovanni d’Aniello, juntamente com o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e, por fim, com todos os religiosos em seu conjunto. 
Terminada a sessão de fotos, houve um lanche de confraternização para os religiosos.

Durante o almoço oferecido ao Núncio Apostólico, ao Bispo Diocesano Dom Edney, ao Vigário Geral da diocese, Pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo e sacerdotes presentes, o coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo fez uma breve apresentação musical à sua Excia. Revma. D. Giovanni d’Aniello,  e ofereceu-lhe como lembrança um belo quadrinho de ágata contendo imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da capela da Comunidade. Após a refeição, D. Giovanni, apesar de ter ainda outros compromissos, antes mesmo da despedida, fez questão de dirigir-se à cozinha, a fim de prestar seus agradecimentos a toda a “retaguarda”, que havia preparado com dedicação a refeição. Na despedida, ao passar na capela, tirou uma foto com todos os Arautos residentes na casa.



domingo, 1 de fevereiro de 2015

Curso de Férias do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho

Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, as integrantes do Projeto Futuro e Vida de Nova Friburgo tiveram a oportunidade de participar — muitas pela primeira vez do Curso de Férias realizado na Casa Mãe do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho, localizada em Caieiras -SP. 
A programação teve início com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Érick, o qual fez uma estimulante homilia sobre a importância da pulchritude em todos os nossos atos, tema relacionado às reuniões do Curso de Férias. 
Após a Santa Missa, em um numeroso cortejo, acompanhado por músicas tocadas pela banda do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho, as participantes foram para o refeitório a fim de iniciarem o jantar, que proporcionou alguns instantes de convívio entre as jovens vindas dos mais variados estados e países. Terminado este, todas dirigiram -se para capela a fim de cantarem Completas na igreja de Monte Carmelo como último ato do dia.

O segundo dia do Curso de Férias iniciou-se com uma reunião, após a qual houve a Santa Missa celebrada pelo Pe. Luiz Alexandre. Em seguida, como no dia anterior, todas dirigiram-se para o refeitório em cortejo. À tarde, houve uma exposição, com vídeos e representações teatrais, sobre a formação do setor feminino dos Arautos do Evangelho, bem como seu ordo de costumes. E para encerrar o dia, todas reuniram-se na igreja para o cântico da “Salve Regina” a fim de agradecer e pedir a proteção de Nossa Senhora.

No terceiro dia, Mons. João Clá Dias, Fundador dos Arautos do Evangelho, teve a extrema bondade de celebrar a Missa de encerramento do Curso de Férias. Após esta, houve uma belíssima cerimônia com a procissão do Santíssimo Sacramento, acompanhada por todas em um estupendo cortejo.

Após o término da cerimônia, todas as participantes puderam trocar suas impressões durante um saboroso jantar de pizza. No final da refeição, foram distribuídas algumas lembranças e feita uma breve apresentação do coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho de Monte Carmelo.