sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Friburguenses sob o manto da Virgem Aparecida

As atividades de férias do setor feminino dos Arautos do Evangelho tomaram ainda mais vida quando as jovens tiveram a graça de passar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Diante da milagrosa Imagem rezaram pelos seus familiares, colocaram sob Seu manto todas as atividades deste ano de 2014, e não se esqueceram de pedir uma graça muito importante: a da perseverança no caminho do bem.

Na sala das promessas puderam avivar ainda mais sua fé, comprovando a onipotência da intercessão da Santíssima Virgem, diante de tantos milagres ali narrados.


 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aprendendo com as abelhas










"A Palavra do Senhor é mais doce que o mel, que o mel que sai dos favos” Canta um Salmo.
O setor-feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo esteve nestas férias, dia 18/01, visitando a apiário Amigos da Terra, na estrada Tere-Fri. Ali passearam por um “mundo” diferente, mas extremamente organizado: o mundo das abelhas.
É surpreendente a vida desse inseto, e apenas ao ouvir narrar como se organizam, impossível é dizer que não foi Deus quem as criou. O monitor do Museu do Mel, Sr. Luiz Moraes, explicou passo-a-passo como nascem, como “elegem” a rainha, que função cada uma tem nas diversas etapas da vida. Após aprenderem muito sobre tema tão interessante, puderam também deliciar-se experimentando variados tipos de mel.

No mesmo dia tiveram também a oportunidade de visitar a Queijaria Suíça, e ali ter uma detalhada explicação sobre a produção do queijo, legado deixado pelos suíços às terras friburguenses.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Diário de um Penitente

             O início de um ano é sempre acompanhado de esperanças e apreensões. “O que virá pela frente?”, “Que ‘batalhas’ teremos que enfrentar?”,  “ Quantos pontos temos que nos corrigir...”. E muitas vezes a ansiedade toma lugar à virtude da confiança na Providência.

O cristão tem na Santa Igreja a bússola que o conduz ao caminho certo, e o apoio incalculável dos Sacramentos. Ainda que nossas dificuldades e faltas sejam numerosas, a esperança e confiança na misericórdia Divina devem povoar nossos corações com o ânimo de seguir em frente, até o dia mil vezes feliz em que nos encontraremos face-a-face com Deus e já não pecaremos mais.
Há muitos anos um ilustre conferencista brasileiro narrou o fato abaixo, lido por ele num livro de escritor francês. Transmitimo-la aos leitores, tendo em vista seu valioso conteúdo moral.
Como turista inteligente, caminhava calmamente esse escritor pelas ruas de Roma, a Cidade Eterna”, sem plano pré-estabelecido, “sentindo” os lugares densos em cultura e tradições, analisando os grandiosos monumentos, as pitorescas ruas e praças.

Andando, por assim dizer, sem rumo, aconteceu-lhe de passar pelos fundos de uma das inúmeras igrejas da cidade pontifícia e de notar por mero acaso, gravada na pedra, uma inscrição que lhe despertou a curiosidade. “Será o memorial do arquiteto que construiu o edifício sagrado? Ou será obra de algum vândalo?” - pensou ele.
             Aproximou-se e, logo de início, notou o detalhe da letra quase artisticamente desenhada. Leu a primeira frase: “”Hoje, 25 de agosto, pequei. Mas, graças a Deus, já me confessei.” Emocionado, constatou o escritor que a inscrição era o diário espiritua” de um pecador arrependido e decidido a marcar na pedra, para todos os séculos, seu testemunho de luta, humildade e gratidão.

Logo a seguir, igual gemido de alma: Hoje, 26 de agosto, tornei a pecar. Mas já me confessei, graças a Deus.”
            Sucediam-se assim as frases, sempre iguais na substância, com ligeiras variações na forma. Mas com um detalhe importante: à medida que passava o tempo, ia ficando maior o período entre uma queda e outra. De quase quotidianas no princípio, passaram a ser semanais, mensais. Depois, vários meses sem pecar.

Por fim, nosso turista-escritor chegou à última frase, um verdadeiro brado de vitória e gratidão: Hoje, 13 de março, faz um ano que não peco. Deus seja louvado!”
             Comovido até as lágrimas, teve ele vontade de ajoelhar- se e oscular aquela relíquia de uma alma que, em vez de desanimar à vista de sua fraqueza, confiou na misericórdia de Deus, perseverou na oração, pela qual obteve as graças superabundantes para lutar com êxito até alcançar vitória completa.

Bendito, certamente, é o sangue dos mártires derramado no Coliseu e em tantos outros lugares da Terra. Benditas também as confissões gravadas nesse diário” de pedra, as quais nos trazem vivamente à memória o livro “Confissões”, do grande Doutor da Igreja, Santo Agostinho.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Caça ao tesouro no Country Club

“Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” reza o Eclesiastes. No sábado, dia 11 de janeiro, o setor feminino dos Arautos do Evangelho promoveu para as alunas do Projeto Futuro e Vida um duplo tesouro: a boa amizade e uma “Caça ao Tesouro”!
No belo parque do Country Club, as jovens, cheias de vitalidade, participaram de mais uma tarde diferente nestas férias.
De início percorreram todo o recinto, onde puderam admirar as belezas que Deus proporcionou aos seus filhos na Obra da criação, que em Nova Friburgo aparecem de forma privilegiada.
Convívio alegre, jogos, histórias e debate fizeram parte do programa. Finalizando, uma especial Caça-ao-tesouro, onde todas participaram de forma incansável, e um lanche saboroso preparado com carinho.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Passeio ao Sanatório Naval

“Feriae miseriae!” diz uma expressão latina referindo-se às férias que produzem misérias, quando não são bem aproveitadas. Dito realmente verdadeiro, uma vez que a “ociosidade é mãe de todos os vícios”. As alunas do Projeto Futuro e Vida, porém, têm a oportunidade de viver as férias escolares com atividades cheias de inocência, já que para o bem não há férias. O que seria de nós se Deus tirasse férias?...

Na quarta feira, dia 08/01/2014, um animado grupo do Projeto Futuro e Vida com o Setor Feminino dos Arautos do Evangelho esteve em atividades especiais no Sanatório Naval, em Nova Friburgo.

Iniciou-se o programa com a Santa Missa, celebrada pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto, EP, durante a qual as que desejassem poderiam receber o precioso sacramento da penitência. Em seguida tiveram momentos de lazer realizando jogos interativos, piscina e um saboroso lanche.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Peregrinos em Nova Friburgo

No último dia do Tempo Pascal, dia do Batismo do Senhor, o setor Feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo teve a alegria de receber uma comitiva de peregrinos vindos da cidade do Rio de Janeiro. Os visitantes conheceram a residência dos Arautos e em seguida foi-lhes oferecida uma apresentação musical com canções natalinas de diversos países.
“Hoje para mim foi o Natal!”, dizia um dos presentes; “Eu precisava ter vindo aqui! Essas músicas tão belas me mostraram o sentido da vida”, exclamou outra.
Que o Divino Menino Jesus reine em cada coração e que o tempo comum que já se inicia traga graças de coragem, fé e ardor para os combates que a vida nos apresenta!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Visita ao Presépio

No domingo da Sagrada Família, as famílias das alunas do Projeto Futuro e Vida tiveram um grande privilégio: assistir ao Presépio Som, Luz e Movimento na residência do Setor Masculino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo.
Já ao entrar na sala do presépio, sentia-se uma atmosfera própria ao Natal na gruta de Belém. Após assistir a narração e as cenas da mais bela história da humanidade, o nascimento do Salvador, participaram da Santa Missa, celebrada pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto, EP, no fim da qual cada família recebeu do sacerdote uma especial bênção.

A noite encerrou-se num convívio afável e ameno, próprio às alegrias que o Menino Deus trouxe à terra com seu nascimento.